domingo, 12 de agosto de 2012

Coisas Que Aprendi Nos Discos, Exposição na Torre Malakoff homenagem a Luiz Gonzaga , Maquete da Feira de Caruaru feita pela artista plástica Elizângela das Palafitas

A Torre Malakoff - equipamento cultural ligado à Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe – lança, em 24 de maio, o projeto Coisas que aprendi nos discos - programa anual do educativo do equipamento, que a cada edição tratará de fatos e assuntos ligados a cultura brasileira.  A primeira edição será em homenagem a Luiz Gonzaga, e contará com participação de 12 artistas convidados, ilustrada por imagens do acervo da Fundação Joaquim Nabuco, produzidas pelo fotógrafo Alcir Lacerda.

Abelardo da Hora, Alcir Lacerda, André Soares, Coletivo Caldo de Cana 1 Real, Derlon, Elizangela das Palafitas, João Lin, Jota Borges, Leopoldo Nóbrega, Marcelo Mario de Melo, Ricardo Brasileiro e Ricardo Ruiz contribuíram para a primeira edição do projeto Coisas que aprendi nos discos. Através de múltiplas representações, os artistas farão uma leitura do universo poético de Luiz Gonzaga, a partir das músicas do cantor. “Para mim a obra de Luiz Gonzaga é uma fonte inesgotável de inspiração. Escolhi a música Triste Partida e vou desenvolver uma instalação com referências na poesia concreta, desconstruindo a ordem melódica da canção e propondo ao público uma recodificação da música”, comentou o artista plástico e estilista, Leopoldo Nóbrega.

A ocupação se dará em todo o prédio e vai oferecer oito ambientes destinados à apreciação do universo de “Seu Lua”. As obras expostas irão da xilogravura à arte tecnologia, do grafite à pintura, da escultura ao cenário. O projeto segue a política de dinamização cada vez maior dos equipamentos culturais do Estado, proposta pela Secult-PE e Fundarpe.

“Escolhemos Luiz Gonzaga como personagem desta primeira edição devido ao centenário do seu nascimento. É importante que o universo complexo de mais de 300 músicas do artista seja compartilhado com os estudantes. A Torre Malakoff tem como grande preocupação aliar arte e educação, de forma a levar o conhecimento através da experiência da vivência cultural”, explica a gestora do equipamento, Fátima Bulcão.
O assessor de comunicação da Fundaj, jornalista e poeta Marcelo Mário de Melo, criou dois poemas para o projeto:
Ciranda Luiz Gonzaga
Marcelo Mário de Melo


Coisas Que Aprendi nod Discos é para ensinar e para nunca esquecer. A edição Luiz Gonzaga, inicia o programa do Educativo da Torre Malakoff. Doze artistas convidados interpretam a grandiosa obra de Luiz Gonzaga, representando em várias linguagens, toda a poética e força do Rei do Baião. As paredes das galerias vão transbordar poesia, arte, cores e cenas que há décadas povoa o festejo ou o lamento do povo Nordestino. Nossos visitantes verão e ouvirão Luiz Gonzaga e através de sua narrativa estarão ainda mais orgulhosos da sua origem e força, pois como diz Gguimarães Rosa, " O Sertão é o terreno da eternidade..."

Nenhum comentário: